quinta-feira, 11 de março de 2010

A grandiosidade do servir


Servir, de acordo com o dicionário, significa: 1. Ser criado de.2. Ser útil ou prestável a.3. Aviar.4. Fornecer.5. Pôr na mesa (refeição ou tempero).6. Ministrar (comida, bebida, etc.).7. Cuidar de.8. Empregar; usar.9. Auxiliar; favorecer; ajudar.10. Desempenhar quaisquer funções.11. Viver na dependência de alguém.12. Viver ou trabalhar como servo.13. Ser útil, vantajoso.14. Ser favorável.15. Dar serventia.16. Fazer as vezes de.17. Causar.18. Dignar-se.19. Aproveitar-se. 20. Utilizar-se de uma iguaria, à mesa.

Continuo a falar de descontrução. Descontrução dos nossos conceitos e valores para construção de uma vida íntima com o Altíssimo.


Percebemos a grandiosidade desse ato, a sua dimensão e a sua importância. Por isso, me atrevo a pensar mais sobre o assunto...

Ser útil é o dever de todas as pessoas, mas a pergunta é a seguinte: Pra quem estamos sendo úteis? Para nós mesmos, para os outros, ou para Jesus?

Ser prestável, cuidar, favorecer, ajudar, desempenhar funções aos outros, sem esperar recompensa, sem olhar até mesmo a receptividade, denota o verdadeiro sentido espiritual de servir, que é o de ser totalmente dependente de Jesus.

Recebi do Pai a seguinte palavra: "E qual de vós terá um servo a lavrar ou a apascentar gado, a quem, voltando ele do campo, diga: Chega-te, e assenta-te à mesa? E não lhe diga antes: Prepara-me a ceia, e cinge-te, e serve-me até que tenha comido e bebido, e depois comerás e beberás tu? Porventura dá graças ao tal servo, porque fez o que lhe foi mandado? Creio que não. Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer." (Lucas 17:7-10)

Ainda que fizessêmos tudo que Jesus nos manda, mesmo assim, ainda seríamos inúteis. Quanta profundidade!

A verdade é que são poucos os que obedecem a voz do Pai. Como podemos nos denominar servos de Deus se não  cumprimos nem mesmo o que Ele nos manda?

Servir com gratidão, com amor. Servir, apenas servir... Essa é a palavra de Deus para mim, e creio que também seja para você. Não consigo fugir dessa palavra, ela tem me perseguido, porque é a voz do Santo Espírito me lembrando dos meus deveres... Servir como Jesus nos serviu. Devemos servir, somente servir...

O perdão é a maior prova de que servimos a Deus. Muitos recuam ao se recusarem perdoar e ajudar o irmão porque pensam que estão servindo ao homem. Muitas são as disputas por cargos e até mesmo por elogios porque espera-se a recompensa do homem. Ter expectativas firmadas no ser humano é a certeza da frustração.
Levar um tapa e oferecer a outra face é exemplo de grande dependência, de inestimável servidão. Ao perdermos a nossa vida, ganharemos verdadeiramente a vida, a grande vida eterna.


O próprio Jesus abdicou de sua glória e se fez servo, chegando até mesmo a lavar os pés dos seus discípulos. Haveria uma servidão maior que essa?
O ato de servir é um dom divino. Ser servo de um Rei nos faz ter uma parte com Ele e isso é motivo de honra e não de vergonha. Obedecê-lo fará com que conquistemos a sua confiança, o seu orgulho e, assim, seremos honrados.
Não há como servir dois deuses. Ou amamos a Deus e desprezamos o diabo, ou amamos o diabo e desprezamos a Deus.
Ser espelho de Jesus nessa geração, fazer a diferença, amar ao próximo, os nossos inimigos, nos faz compartilhar da glória divina. Só assim, por meio do nosso amor de servidão, deixaremos de ser servos para sermos amigos, filhos e co-herdeiros com Cristo.

Eis-me aqui, Senhor, para te servir!

Um comentário:

  1. Ola pessoal,

    como essa mensagem vem falar conosco, quem nunk parou para pensar o q tem feito... vc realmente tem servido a Deus

    muitas vezes servimos a Deus a maior parte do dia, mas sempre deixamos espaço para servir a carne, e a partir desse momento deixamos de estar servindo Deus

    Vamos buscar a servir a Deus td momento, pois nao tem como servir a dois mestre, vamos servir apenas ao verdadeiro Deus.

    otimo resto de semana para tds

    abraços,
    Frederico Melo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog!