segunda-feira, 29 de março de 2010

Meio ambiente: presente divino



Com minha formatura chegando, aproveitei esse post para falar um pouco acerca do fato de servirmos a Deus, honrando o que Ele coloca em nossas mãos.

As nossas atividades cotidianas podem ser executadas da melhor maneira, como se estivéssemos sempre fazendo para Deus, assim, podemos agir de coração, para o bem, sem segundas intenções e, dessa forma, colhermos os melhores frutos do nosso trabalho.  No entanto,  existem pessoas mal intencionadas em todas as áreas, que só querem tirar vantagens, ganhar status perante a sociedade e acumular cada vez mais dinheiro. O nosso trabalho, nossa profissão deve ser consagrada a Deus, pois é uma dádiva que Ele nos concedeu.

Especialmente em meu curso, engenharia ambiental, somos preparados para lidar com o meio ambiente, uma área de suma importância para a humanidade, entretanto, só ultimamente se tornou alvo das atenções.

Como descrito em gênesis 1°, Deus criou a Terra e confiou ao homem a sua gestão, para que nós tivéssemos poder sobre todas as coisas. Dessa forma, Ele nos presenteou com um ambiente perfeito para o nosso lazer, sustento e vida. Mas, o homem com sua ganância e desobediência, muitas vezes querendo mais do que lhe era necessário, buscou o acúmulo de riquezas, afastando-se dos ensinamentos de Deus, não sabendo dividir e fazendo mau uso dos bens que nosso Pai deixou para todos nós.

Não há como fugir da responsabilidade das nossas atiudes. Assim, "colhendo o que plantamos",  pagamos pelas escolhas que fizemos, pois a natureza vem mostrando que não administramos bem esse presente divino. Ela tem nos respondido de maneira avassaladora, basta vermos os noticiários para ouvirmos sobre terremotos, enchentes, derramamentos vulcânicos que ocasionaram muitas mortes e destruições.

Muitos me questionam, pelo conhecimento técnico,  por que temos sofrido tanto assim com esses fenômenos, cada dia mais frequentes em nossas vidas. Poderia listar várias respostas, considerando a geografia, a geologia, a biologia, os cálculos, contudo, não há como eximir o ser "racional" dessa responsabilidade.


A história da humanidade nos mostra como o homem deixa de lado a vontade e a sabedoria de Deus para buscar na Terra mais recursos que ela poderia nos fornecer. Por não terem Jesus como guia de nossas vidas e, consequentemente, do nosso habitat, desrespeitamos a força da natureza, acreditamos que podemos “domá-la” e, em vez de cuidar do nosso arredor, passamos a destruí-lo e ainda colocamos a culpa sempre nosso "vizinho".  "Em um universo desse tamanho, o que será mais um papel de bala na boca de lobo?" Quem nunca pensou assim? Será que pensamos no destino do nosso lixo durante as enchentes?
Deus deixou ao homem o poder sobre todas as outras espécies, para que elas nos servissem. Por diversas vezes Ele domou a natureza a nosso favor, ao abrir o mar vermelho para que seu povo pudesse passar; ao transformar o dia em noite; ao alimentar seu povo, multiplicando a comida ou guiando na obtenção dela; dentre diversos outros exemplos que podemos perceber lendo a palavra de Deus.

Nesses últimos anos, obtive alguns conhecimentos técnicos que a universidade me propiciou, mas nos últimos meses vejo que Deus também tem ensinado a servi-Lo, além do conhecimento científico, tenho recebido o conhecimento da Sua palavra. Sei que Ele tem muitos planos em minha vida, e hoje quero buscar servi-Lo cada vez mais, pois entendo que só dessa forma encontro total satisfação.

Sozinhos não poderemos mudar o mundo, mas Deus está sempre cuidando de nós e junto a Ele poderemos fazer maravilhas, só basta obedecê-Lo e servi-Lo em todas as nossas atitudes, pois são nos pequenos detalhes que faremos a diferença, tanto para o mundo, enquanto homens, como para Deus, enquanto filhos do Altíssimo.

Que você sirva Deus em todas as àreas de sua vida.
Abraços e ótima semana a todos!

Por Frederico Melo Lacerda



Um comentário:

  1. Adorei a sua visão bb!

    Nada mais cristão do que servir a Deus no nosso dia a dia, na nossa profissão.

    Honrar a Deus em todas as coisas que fazemos, cuidar das bênçãos que Ele nos concede é nosso dever e o nosso testemunho, só assim faremos a diferença.

    Bjim!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog!