segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Guarda o teu coração

Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.(Pv 4:23)

Como está bem explícito no versículo supracitado, do nosso coração procede as fontes da vida, assim como a arma da morte.

A importância de guardamos o nosso coração consiste no fato de que  uma atitude, um sentimento, uma opinião, primeiramente são geradas em nosso coração, para depois gerar seus frutos. Se não vigiarmos, se não orarmos e não buscarmos ter um coração segundo o coração de Deus regaremos árvores que gerarão os maus frutos e o pior de tudo é que suas raízes podem ser muito profundas e, consequentemente, bem resistentes.
Nós não nascemos sentindo rancor, raiva, inveja, assim como não nascemos amando, se alegrando. Todas as nossas sensações e sentimentos são aprendidos durante a nossa vida. Nós somos um retrato da nossa criação, da nossa cultura. É muito normal que pessoas de personalidade forte, tenham sido criadas  por pessoas de personalidade forte, como é normal também que uma pessoa dócil tenha um histórico de pessoas dóceis em sua família.

Partindo desse pressuposto, de que nós escolhemos quais sentimentos, opiniões e atitudes regar em nossas coração, quais que deixaremos gerar e dar frutos e quais eliminaremos desde a raíz, entenderemos que Deus nos diz para fazermos as escolhas certas desde o início, em nosso coração.

Só que as escolhas certas de Deus vão além da nossa justiça, Ele deseja que tenhamos um coração puro perante Ele e não somente as mãos limpas perante os homens. Pecamos por cultivar sentimentos ruins em nossos corações, porque teremos atitudes ruins concernentes a esses sentimentos sim. Pode até ser que não assassinemos uma pessoas que cometeu uma injustiça para conosco, mas teremos a ação de rejeitá-la, maldizê-la, ser hipócrita, e muitas vezes até mesmo de prejudicá-la.

"Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno." (Mateus 5:22)

A melhor pessoa que conhecemos, se não tiver uma vida de comunhão com o Pai, não só pode, como é certo que ela possua sentimentos ruins, ainda que bem escondidos. Ter um coração limpo depende de termos uma vida com Deus, pois só Jesus foi um homem de coração puro e só Ele pode nos dar esse coração.
Se você não gosta que as pessoas te invejem, te xinguem, tenham ódio de você, então guarda teus coração desses setimentos e pensamentos malignos.
Quando as setas vierem, porque elas virão, rejeite-as. Fácil não é, mas nós temos um Deus todo poderoso que se agrada quando clamamos pela pureza de coração. A sua faxina interior não é você quem faz, mas sim o Espírito Santo, só basta você querer e clamar por essas águas que limpam.

Dá-me, Senhor, um coração limpo e contrito para te agradar.

2 comentários:

  1. Ola pessoal, aqui para deixar mais um vez um comentario no blog dessa pessoa tao especial para mim.
    Dessa forma, como foi citado no post, venho reafirmar a importancia de conhecermos que sao os nossos verdadeiros amigos, que sao as pessoas q andamos juntos. Pois com o nosso cilco social, muitas vezes tomamos decisoes q podem ou nao agradar a Deus.

    Alem de observar tbm, q muitas vezes somos cercados por pessoas q so querem nos usar, nao estao do nosso lado para nosso bem. Entao vale a pena observarmos com quem temos andado ultimamente.

    E o mais importante, nao importa onde ou quando, devemos sempre andar com Deus, e buscar fazer somente o q agraga a Ele.

    ate mais,

    Frederico Melo

    ResponderExcluir
  2. A palavra de Deus sempre acalenta nosso coração para vivermos melhor temos que seguir a sua palavra que nos traz frutos de felicidade.

    Parabens pelo seu blog, vc é especcial pois tem Deus em seu coração.bjo

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog!