terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Ano novo, vida nova?


Olá, amados! Quanto tempo sem postar, hein?

Bom, fim de ano é sempre uma correria, mas graças a Deus janeiro para mim ainda é mês de férias. Muito bom descansar para começar o ano com energia total.

Falando em energia total, podemos associar esse jargão de virada de ano a tantos outros. Em tempos de reveillon chega a ser cansativo ouvir tais frases: "Feliz ano novo!"; "Que seu ano seja cheio de saúde, paz, amor e sucesso"; "Ano novo, vida nova". Calma, gente! Não sou contra votos de felicidade, desde que os mesmos sejam sinceros são bem vindos sim, entretanto, não gosto da mesmice, da tradição, do dizer por dizer.

Passei a virada na igreja, por sinal é algo que pretendo fazer todos os anos da minha vida, comemorar todas as datas importantes louvando a Jesus. Porém, nem mesmo nesse ambiente as pessoas desejavam votos diferentes dos supracitados. Onde ficou Deus nos nosso planos de 2010?

Há como termos um 2010 feliz sem Jesus? Então, por que desejar um feliz 2010 de forma vazia e tradicionalista e não desejarmos um feliz 2010 com Jesus? Por que Deus não está nas nossas frases de felicitações? Porque mesmos nós, seguidores de Cristo, muitas vezes negamos a Ele, assim como fez Pedro, seu discípulo.

"E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente." (Mateus, 26:70)

E o que falar daqueles que não estão nem aí para Deus? Antes, fazem esplendorosos banquetes regados a muita bebida, luxúria, gula e ainda acreditam que terão uma vida nova. Que vida nova é essa que já começa com os mesmos costumes de sempre, da vida velha?

Por que é tão fácil acreditar que após o término de 365 dias, um ciclo anual, e o começo de outro faria com que a nossa vida mudasse, e pra melhor, e é tão difícil crer que Jesus, e somente Ele, pode mudar totalmente a nossa vida, assim como fez com Paulo?

E o que falar das milhares de mandigas, simpatias, oferendas, simbologia, roupa branca, tudo unido em um ritual que se repete por anos e anos? Tudo da mesma forma, tudo do mesmo jeito...

No fim de tudo, a única conclusão: os dias estão passando, estamos ficando mais velhos, mais próximos da morte e muitos continuam na velha vida.

Ao contrário do que diz várias crendices a nossa vida não muda a partir de um reveillon, mas muda quando, dentro do nosso coração, ansiamos por mudança, por uma vida nova.

Vida nova só existe com Cristo. Vida nova é ter o caráter de Cristo. Vida nova é nascer de novo com Cristo Jesus.


Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo."  (João 3:3-7)

Apesar de já estarmos praticamente na metade do primeiro mês do ano, ainda dá tempo de você ser uma nova criatura em Cristo.
 
Saia deste lugar de maldição onde você está, saia da mesmice, não aceite que seus dias sejam sempre iguais, mas se mova, se mova em Cristo e veja o que Ele pode fazer em sua vida.
 
E nós, que já somos batizados, já nos consideramos novas criaturas, também devemos nascer de novo todos os dias, porque a velha criatura sempre quer abdicar de espaço para nascer outra vez.
 
Pare e pense onde você precisa de mudança? O que tem ocorrido durante anos na sua vida que você já não suporta mais? Qual área da sua vida parece que nunca muda, nunca rompe? Só Jesus pode mudar sua vida, sua história.
 
Aquele que está em Cristo é nova criatura, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (II Co.5.17).
 

É este o meu voto para 2010, ainda que atrasado, e meu voto enquanto eu ainda tiver fôlego de vida: Que todos os dias você tenha uma vida nova com Cristo, somente com Ele.
 
Dê-me, Senhor, a Tua vida, em todos os meus dias, para que eu possa sempre viver por Ti e para Ti. Obrigada por mais um ano contigo!


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    alem de participar escrevendo no blog, participar mais nos comentarios tbm...

    entao aproveitando para falar, que assim como voce colocou, devemos estar aproveitando mais esse inicio de ano para sim estar buscando a Deus, para estar entregando nossas vidas a Ele, pois assim estaremos buscando todos esses votos q desejamos verdadeiramente, como: paz, saude, felicidade, amor...

    um otimo inicio de ano a tds,

    Frederico

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog!