sábado, 26 de dezembro de 2009

Qual é a sua verdade?



Vivemos em sociedade e, dessa forma, é natural ouvirmos muitos pensamentos, opiniões, julgamentos. No entanto, expressar o que pensamos, ainda que estejamos em um país democrático, traz algumas desavenças, conflitos.


Em época de confraternização percebemos a fragilidade da relação humana, sobretudo em família. Um sempre fala mal do outro, critica, xinga (direta ou indiretamente; na presença ou na ausência). Que horrível, não é? Mas atire a primeira pedra quem nunca fez isso, em menor ou em maior grau...


Se fazemos isso com as pessoas que mais amamos, o que somos capazes de fazer com quem não convivemos? Nessa ótica, chego a ter pena dos políticos e famosos. Como eles são criticados!


De acordo com o dicionário a palavra verdade significa identidade de uma representação com a realidade representada; exatidão, autenticidade: verdade histórica. / O que é certo, verdadeiro: quer saber a verdade. / Princípio certo, constante; axioma: verdade matemática. / Boa-fé; sinceridade: falar com verdade. / Bs-art. Expressão fiel da natureza: retrato de grande verdade. // &151; loc. adv. Em verdade ou na verdade, certamente, seguramente, decerto.


A verdade significando sinceridade, às vezes, se torna um estorvo, uma vez que as pessoas acham que sendo sinceras estão cem por cento corretas. Que ilusão! O fato de não existir a mentira no relato não nos dá o direito de nos considerarmos totalmente corretos, perfeitos porque não são só os lábios que mentem ou deturpam, mas até mesmo os nossos olhos e o nosso coração nos enganam.


Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? (Jeremias 17:9)
Seria bom que, a começar de mim, as pessoas não se esquecessem desse versículo em seu dia a dia...



É importante frisar que até a filosofia e a ciência já descobriram que as verdades variam de acordo com a visão e motivação. 
Para Nietzsche a verdade é um ponto de vista. Ele não define nem aceita definição da verdade, porque não se pode alcançar uma certeza sobre a definição do oposto da mentira. Quem concorda sinceramente com uma frase está alegando que ela é verdadeira. A filosofia estuda a verdade de diversas maneiras. A metafísica se ocupa da natureza da verdade. A lógica se ocupa da preservação da verdade. A epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade.  De acordo com Aristóteles, em sua teoria correspondentista da verdade,  a verdade é a adequação entre aquilo que se dá na realidade e aquilo que se dá na mente, conformidade entre o que se diz e o que existe. A verdade é então uma característica do nosso conhecimento e não do que existe (o real). Define-se, segundo a maneira clássica, pelo "acordo entre nosso pensamento (percepção, juízo) e o real".


Em consonância com as ideias supracitadas e a minha pouca experiência de vida, sei que o que é verdade para mim nem sempre é verdade para o meu interlocutor, meu amigo, meu irmão. O modo como vemos e sentimos as coisas determinam as nossas verdades e, por termos uma natureza egocentrista,  achamos que as nossas verdades são as mais válidas e, por isso, acreditamos que somos corriqueiramente injustiçados, que a culpa é sempre do outro, ou seja, sempre há uma justificativa para os nossos erros de acordo com a nossa verdade, aliás, quantas e quantas mentiras são ditas por uma causa nobre? 


Para Jean Piaget o egocentrismo constitui-se na incapacidade manifesta da criança de se por no ponto de vista do outro. O ser humano considera que o que é mais importante para os outros é o que é mais importante para si. O carácter social da sua conduta, dado o seu egocentrismo, não lhe permite provar as coisas perante os outros. 


O inimigo de nossas almas, pai da mentira, usa muitos artifícios para nos enganar e nos induzir aos erros, às brigas e desavenças. Para isso, ele usa os homens e até mesmo os nossos sentidos, buscando corromper os nossos corações. Já pararam para pensar em quantas vezes você já deixou ser enganado pelo diabo? Portanto, devemos ser sábios ao optarmos por uma determinada "verdade".




Mas nem tudo neste mundo é mentira. Aleluia! A nossa alegria manifesta-se em Jesus, uma vez que em sua palavra encontramos a supremacia da verdade, pois Ele mesmo disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. (João 14:6)


A minha verdade difere-se da sua, mas existe uma verdade inquestionável: a de Jesus. Jesus é a verdade e fora Dele tudo é mentira. 
Alguns recebem de bom grado essa verdade, no entanto, tantos outros preferem a comodidade de serem enganados. Mesmo diante de tantos sinais e milagres não crêem Nele, porque não possuem olhos espirituais para reconhecer o ungido de Deus, porque o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que não lhes resplandeça a luz do Evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (II Coríntios 4.4).


Quando pedimos a Cristo para nos guiar, não significa dizer que nunca mais seremos enganados, porém, não permaneceremos no engano. Ainda que nosso coração minta para nós, com a sua luz, o nosso Salvador nos mostrará o nosso equívoco, assim, seremos direcionados para a sua verdade e aprenderemos a  pedir perdão, confessando nossos erros.


Quanto mais conheço a Deus, mais vejo os meus defeitos, mais a luz me mostra as minhas fraquezas. Por isso, sou tão grata a este maravilhoso Pai que me corrige e me ensina a todo o momento para que os meus pés não caminhem em lugares mentirosos. Contudo, existem tantas pessoas que se acham "donas da verdade", que se julgam perfeitas e politicamente corretas. Que pena! Quanto mais próximas da perfeição elas se julgam, mais longe de Deus elas se encontram.


Mas não vos assustei, porque é o cumprimento da palavra, a qual descreve que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, soberbos, blasfemos, desobedientes, que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. Destes afasta-te. (II Timóteo 3).     

Busque a verdade divina em todo o tempo, porque ela é a única que prevalecerá.

Obrigada meu Deus, porque o Senhor me firmou em tua luz e para mim nunca haverá outra verdade além de Ti. Te amo!

2 comentários:

  1. Oi amiga ! (rsrs)

    Meu Deus ! Este texto venho em uma boa hora para mim ! Como Deus é bom ! E Ele como sempre te usando para me edificar e edificar cada pessoa que entra aqui !

    Eu costumo dizer que nao existe mentirinha, nem mentirona. Mentira é mentira e a consequencia dela é trágica. RSRS

    Deus te abençoe ! Um Feliz 210 para voce, cheio de bençãos !!

    ResponderExcluir
  2. O discurso teológico,filosófico e até um pouco de Jean Piaget foi show.
    Mas este show de discuso é a pura verdade amém.

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar no blog!